Noticias

Não se pode ser cristão sem a graça do Espírito, diz Papa

   23/10/2014
Fonte: papa.cancaonova.com   

   Com o exemplo de São Paulo, Francisco falou da necessidade de deixar-se guiar pela graça do Espírito Santo, que se fortalece na fé


Da Redação, com Rádio Vaticano


   Não se pode ser cristão sem a graça do Espírito Santo, disse o Papa Francisco, na Missa desta quinta-feira, 23, na Casa Santa Marta. Segundo recordou o Papa, é o Espírito que dá a força de amar.

 


   No centro da homilia de Francisco esteve a Carta aos Efésios, em que São Paulo descreve a sua experiência de Jesus, o que o levou a deixar tudo, porque estava “apaixonado por Cristo”. Seu ato é de adoração, usa uma linguagem sem limites, e pede ao Pai que todos sejam reforçados no homem interior, mediante o Espírito Santo.

 


   “Pede ao Pai que o Espírito venha e nos reforce, nos dê força. Não se pode seguir adiante sem a força do Espírito. As nossas forças são frágeis. Não se pode ser cristão sem a graça do Espírito. É justamente Ele quem muda o nosso coração, que nos faz seguir adiante na virtude para cumprir os mandamentos”.

 


   Paulo pede ainda a Deus a graça da presença de Cristo, explicou o Pontífice, a fim de que o homem possa crescer na caridade. O amor de Cristo, que supera toda consciência, não pode ser entendido senão por meio desse ato de adoração. Segundo Francisco, essa experiência de Paulo ensina a oração de louvor e de adoração.

 


   “Diante da nossa pequenez, dos nossos interesses egoístas, Paulo irrompe nesse louvor, nesse ato de adoração e pede ao Pai que nos envie o Espírito para nos dar força e poder seguir adiante, que nos faça entender o amor de Cristo e que Este nos consolide no amor”.

 


   O Santo Padre concluiu a homilia destacando que Paulo deixou tudo para ganhar Cristo e se encontrar n’Ele. Este é um bom pensamento para o cristão, disse o Papa: adorar Deus, louvar a Deus. “Assim, podemos seguir adiante no grande mandamento – o único mandamento, que é a base de todos os outros – o amor; amar Deus e amar o próximo”.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL