Noticias

“O Evangelho da Família” – um livro do Cardeal Walter Kasper

   23/04/2014
Fonte: Radio Vaticana   

"O Evangelho da família" é um livro da autoria do Cardeal Walter Kasper, Presidente Emérito do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos, que estará por estes dias nas livrarias em Itália e que contém o texto integral da conferência introdutória do purpurado alemão feita no recente Consistório extraordinário sobre o tema da família. Entre os temas mais candentes encontra-se no texto a questão da admissão dos divorciados recasados à Comunhão. A Rádio Vaticano pediu ao Cardeal Kasper que nos falasse sobre este texto:



"O Evangelho da família' pretende dizer que Deus quer bem à família e que a família é fundada por Deus desde o início da Criação: é a mais antiga instituição da humanidade. Jesus Cristo fez o seu primeiro milagre durante as bodas de Caná: Ele apreciou a família e elevou-a a Sacramento, e isso significa que o amor entre o homem e a mulher está integrado no amor de Deus. Por isso é um Sacramento. Hoje devemos novamente reforçar essa realidade num período em que há uma crise da família nas atuais condições de crise económica e das condições de trabalho, e devemos dar a nossa ajuda porque a grande maioria dos jovens quer uma família, quer uma relação estável, para a vida inteira. A felicidade dos homens depende também da vida familiar."

"Proponho uma via para além do rigorismo e do laxismo: é óbvio que a Igreja não pode simplesmente adaptar-se ao 'status quo'; mas sim, devemos encontrar uma via do meio, que era o caminho da moral tradicional da Igreja. Recordo, sobretudo, Santo Alfonso de Liguori, que queria essa via entre os dois extremos, e essa é a que devemos encontrar também hoje; é também a via de S. Tomás na sua "Summa Theologica": portanto, estou em boa companhia com a minha proposta. Não é contra a moral, não é contra a doutrina, mas, sobretudo, a favor de uma aplicação realista da doutrina à situação atual da grande maioria dos homens, e para contribuir à felicidade das pessoas."


Neste seu livro o Cardeal Kasper fala do abismo entre a doutrina atual da Igreja e a prática de muitos católicos. Refere-se aos problemas económicos e das condições de trabalho de hoje em dia mas também ao facto de existirem grupos que têm um interesse político contra a família:"É óbvio que existem pessoas e grupos que têm um interesse político contra a família: isso é claro. Mas a Igreja sempre foi contestada, em toda a sua história. Mas não há somente esses interesses ideológicos e políticos: há também problemas económicos, problemas que dizem respeito às condições de trabalho e que hoje são muito graves. As condições de vida na sociedade mudaram bastante e muitos têm dificuldade de realizar o próprio projeto de felicidade. A maioria dos jovens, porém, quer uma relação estável, uma família estável, mas não consegue; e a Igreja, por sua vez, deve ajudar as pessoas que se encontram em dificuldade."
 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL