Noticias

São Paulo terá 1ª Faculdade de Direito Canônico do Brasil

   20/03/2014
Fonte: www.cancaonova.com   

A instituição oferecerá cursos de mestrado e doutorado para a formação de leigos, sacerdotes, diáconos e religiosos

 

 

A primeira Faculdade de Direito Canônico do Brasil será instalada, solenemente, no dia 7 de abril, na Arquidiocese de São Paulo. A instituição foi aprovada pela Congregação para a Educação Católica, órgão do Vaticano, no dia 26 de fevereiro deste ano.

 

 

Deste modo, o Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” foi elevado à condição de Faculdade Eclesiástica de Direito Canônico, alterando o nome para “São Paulo Apóstolo”.

 

 

A nova faculdade oferecerá cursos de mestrado e doutorado, como instituição acadêmica eclesiástica autônoma.

 

 

A Congregação também aprovou os estatutos da nova instituição ad experimentum para cinco anos, e nomeou seu Grão-Chanceler, o Arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer.

 

 

Em comunicado, o cardeal afirma que a criação da faculdade é “motivo de especial satisfação e ação de graças a Deus”.

 

 

Para Dom Odilo, a decisão “abre novos horizontes e possibilidades para a formação qualificada de leigos, sacerdotes, diáconos e religiosos no Direito Eclesiástico, para o serviço do povo de Deus”.

 

 

Leia o comunicado na íntegra:

“Tenho a honra de comunicar a todos os interessados que a Santa Sé, por Decreto da Congregação para a Educação Católica, de 26 de fevereiro de 2014, assinado pelo Prefeito e pelo Secretário da mesma Congregação, respectivamente, Cardeal Zenon Grocholewski e Arcebispo Vincenzo Zani, erigiu a Faculdade de Direito Canônico “São Paulo Apóstolo”, na Arquidiocese de São Paulo.

 

 

Na mesma data, também aprovou ad experimentum para 5 anos, os Estatutos da nova Faculdade de Direito Canônico e lhe nomeou Grão-Chanceler o Arcebispo metropolitano de São Paulo.

 

 

Desse modo, conforme projeto e pedido anteriormente apresentados à Sé Apostólica, o Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro”, até agora em função, foi elevado à condição de Faculdade Eclesiástica de Direito Canônico, com a denominação de “São Paulo Apóstolo”, em homenagem ao Apóstolo Missionário e Doutor dos povos.

 

 

A Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo será instalada, com solene Ato Acadêmico, no dia 7 de abril de 2014.

 

 

A aprovação e criação, em São Paulo, da primeira Faculdade de Direito Canônico é motivo de especial júbilo e ação de graças a Deus. Ao mesmo tempo, esse ato da Sé Apostólica abre novos horizontes para a formação qualificada de leigos, sacerdotes, diáconos e religiosos no Direito Eclesiástico, para o serviço do povo de Deus.

 

 

Manifesto meu profundo agradecimento à direção e aos professores do Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” pelos anos de serviço dedicados ao mesmo instituto e pela elaboração do projeto de criação da Faculdade de Direito Canônico, que agora alcançou seu feliz êxito.

 

 

Da mesma forma, agradeço à Direção da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, pelo apoio recebido ao longo dos anos em que o Instituto de Direito Canônico “Padre Dr. Giuseppe Benito Pegoraro” esteve “afiliado” e “agregado” àquela Universidade, bem como pelo incentivo e orientação oferecidos para o encaminhamento do projeto de criação da nova faculdade.

 

 

Agradeço à Santa Sé que, por meio da Congregação para a Educação Católica, acolheu favoravelmente o pedido de elevação do Instituto em Faculdade de Direito Canônico.

 

 

Deus seja louvado! O apóstolo São Paulo interceda pela nova instituição eclesiástica, nascida para servir a vida e a missão da Igreja.

 

 

São Paulo, 17.03.2014 Cardeal Odilo Pedro Scherer Arcebispo metropolitano de São Paulo Grão-Chanceler da Faculdade de Direito Canônico “São Paulo Apóstolo”

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL