Noticias

Bispos em Assembléia

   03/03/2014
Fonte: www.diocesederondonopolis.org.br   

Nos dias 24 a 27 de fevereiro de 2014, no Centro Nova Evangelização, (CENE), em Cuiabá os bispos das 10 dioceses no Estado de Mato Grosso reuniram-se em assembleia ordinária anual. Contou com a presença de Dom Milton Antonio dos Santos, Arcebispo de Cuiabá; Dom Vital Chitolina, bispo de Diamantino e administrador da Prelazia de Paranatinga; Dom Gentil Delazari, Bispo de Sinop; Dom Juventino Kestering, Bispo de Rondonópolis; Dom Derek J.C Byrne, Bispo de Guiratinga; Dom Antônio Emídio Vilar, Bispo de Cáceres; Dom Protógenes José Luft, Bispo de Barra do Garças; Dom Neri José Tondello; Bispo de Juína; Dom Adriano Ciacca Vasino  bispo de São Félix do Araguaia e Dom José Vieira, bispo Emérito de Cáceres e Dom Bonifácio Piccinini, arcebispo Emérito e Cuiabá.

 


O encontro teve como objetivo “Ser um tempo de partilha devida entre os bispos, bem como situar na realidade do Estado do Mato Grosso, pensar ações pastorais encaminhar demandas relacionadas à Igreja no Regional Oeste O2”.

 


O evento realizou-se em dois momentos. Num primeiro momento os bispos reuniram-se no Centro Nova Evangelização em Cuiabá. Foram tratados assuntos plausíveis aos bispos como a leitura da realidade do Estado de Mato Grosso, as hidroelétricas, os povos indígenas, a realidade social e religiosa do povo, a preparação da 52ª Assembléia Nacional dos Bispos, a realidade de cada Diocese, seus desafios e conquistas. Esse dia foi marcado pela colegialidade, unidade de fé bem como o compromisso de cuidar e pastorear através da colhida, da presença junto aos mais necessitados.

 


Um segundo momento aconteceu no Sudium Eclesiástico Dom Aquino Correia (Faculdade SEDAC) em Várzea Grande onde se localiza o centro de formação dos futuros padres e a localização dos diversos seminários das dioceses.

 


Neste dia foi celebrada a missa com a presença de todos os bispos, reitores e formadores dos seminários, professores e professoras, alunos e servidores. A Missa presidida por dom Milton aconteceu num clima celebrativo. Após a missa os bispos na parte da manhã se reuniram com os professores e à tarde com os formadores dos seminários.

 


No dia seguinte os bispos se reuniram novamente no CENE para dar os devidos encaminhamentos de todos os assuntos em pauta.

 

Pastoral da Comunicação (Pascom)
Diocese de Rondonópolis

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL