Noticias

Papa preside Santa Missa que marca o início da Quaresma

   02/03/2014
Fonte: tv.cancaonova.com   

Larissa Senne

  Da Redação

 

 

O Papa Francisco preside nesta quarta-feira, 5 de março, no Vaticano, a celebração da Santa Missa com o rito da imposição das cinzas, fazendo a leitura da liturgia da Quarta-Feira de Cinzas, que marca o início da Quaresma para os católicos, 40 dias antes da Semana Santa e da Páscoa. A celebração será transmitida pela TV Canção Nova, ao vivo,  às 12h30, da Basílica de Santo Anselmo e Santa Sabina.

 

 

Participarão da procissão cardeais, arcebispos, bispos, monges beneditinos de Santo Anselmo, os padres dominicanos de Santa Sabina e os fiéis. Ao término da procissão, na Basílica de Santa Sabina, o Santo Padre presidirá a Santa Missa com o rito de bênção e de imposição das cinzas.

 

 

O que significa a imposição das cinzas?

A celebração das cinzas é um rito para a abertura da Quaresma, tempo litúrgico específico em que os fiéis são convidados a se preparar bem, durante os 40 dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa do Senhor, praticando o jejum, oração e esmola. Esse período nos ajuda a recordar os 40 dias em que Jesus se refugiou no deserto em preparação para a sua Paixão, Morte e Ressurreição, quando foi tentado pelo demônio. Espelhando-se no Mestre, toda a Igreja é convidada a viver esse tempo particular em espírito de penitência, silêncio e oração. As cinzas simbolizam, portanto, esse tempo de penitência que todos  somos convidados a viver nesse período.

 

 

Desejo a todos vós que vivais este tempo precioso reavivando a fé em Jesus Cristo, para entrar no seu próprio circuito de amor ao Pai e a cada irmão e irmã que encontramos na nossa vida. Por isto elevo a minha oração a Deus, enquanto invoco sobre cada um e sobre cada comunidade a bênção do Senhor!” (frase de Bento XVI, extraída da Mensagem para a Quaresma 2012).

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL