Noticias

Grupo Nova Conquista em Projeto de reciclagem da Diocese de Juína

   27/02/2014
Fonte: Diocese de Juína   

Diocese de Juína/MT, cidade distante cerca de 735 Km da capital Cuiabá/MT desenvolve atividades de caráter beneficente e de assistência social. Promove e articula ações de assistência social, desenvolve estratégias de combate a miséria e à pobreza ajudando muitas famílias carentes. 

 

O grupo Nova Conquista é um grupo de catadores e recicladores de lixo da cidade de Juína que nasceu com o apoio de várias importante entidades, como o Ibama, Sicredi, Diocese e Caritas, entre outros. Com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei 12.305/2010, os lixões a céu aberto e a presença de catadores nos aterros sanitários foram proibidos. O município de Juína, embora possua somente 40 mil habitantes aproximadamente, produz em torno de 30 toneladas de lixo/dia. Deste, aproximadamente 35% são recicláveis. Mas não há nenhuma experiência em curso de coleta seletiva e reciclagem, apenas algumas iniciativas isoladas. Muitas famílias viviam da coleta de materiais no lixão, todavia, por estarem desorganizados e desinformados, vendiam para atravessadores, a qualquer preço, gerando uma situação de exploração e expondo os catadores a diversos tipos de contaminação e risco devido ao contato direto com todo tipo de lixo. 

 

Com o intuito de superação da vulnerabilidade econômica e social do grupo de catadores, aliado a sua missão de cuidado com o meio ambiente, a Diocese de Juína considerou a possibilidade de, através de ações educativas e práticas de reaproveitamento e reciclagem dos resíduos sólidos urbanos, desenvolver um projeto de reciclagem de lixo envolvendo os catadores, num empreendimento econômico solidário. Parceiros do setor público, privado e não governamental foram chamados a discutir e também acolheram a ideia. 

 

Desde então, através de reuniões e parcerias foram se construindo as estruturas básicas necessárias para o funcionamento da atividade de coleta, ou seja, a construção de um barracão para a separação do material coletado, prensa, e local de depósito do material já devidamente separado e, finalmente, a comercialização, que atualmente é com a empresa Bio Terra, na Capital do Estado doMato Grosso, Cuiabá. O Grupo de Recicladores Nova Conquista compreende hoje oito famílias envolvidas. Para a Coleta o Grupo possui no presente momento, duas motocicletas conectadas ao um velho carrinho. Este equipamento percorre ruas de 5 bairros que compõe o município de Juína. 

 

Confira o vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=kx5q-JDczoE

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL