Noticias

Volta dos sinos e dos relógios da Catedral Bom Jesus de Cuiabá

   26/02/2014
Fonte: www.arquidiocesecuiaba.org.br   

A reforma dos RELÓGIOS e dos SINOS chegaram ao fim: foi um trabalho de recuperação, restauração e automatização. O Arcebispo Metropolitano de Cuiabá Dom Milton Santos presidiu a Santa Missa no dia 23/fevereiro/14, às 09h00, na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá concelebrada pelo Cura da Catedral Padre Edmilto. Ao final da Santa Missa foi dada a bênção nos Sinos e nos Relógios. Estiveram presentes muitos fiéis,autoridades civis e militares.Destacamos a presença do Governador do Estado de Mato Grosso Silval Barbosa e sua primeira dama srª Roseli.

 


Esclarecimentos:

a) Quanto aos SINOS - Cada SINO permanecerá imóvel. A percussão não se dará com o badalo de cada SINO, porém, um MARTELETE fará a percussão. Portanto, não haverá perigo de qualquer movimentação dos SINOS, o que poderia comprometer as torres.

 


b) Os RELÓGIOS: o maquinário é muito leve com um dispositivo central que aciona outro dispositivo muito leve em cada relógio.

 


c) Há uma CENTRAL DE CONTROLE (DIGITAL). À distância se faz o ajuste necessário: tudo é digital! A REFORMA SE TORNOU POSSÍVEL GRAÇAS AO SUBSÍDIO MEDIANTE A SECRETARIA ESTADUAL DE CULTURA (SEC) E A PARTICIPAÇÃO TAMBÉM DA CATEDRAL-BASÍLICA DO SENHOR BOM JESUS

 


Durante a semana os sinos tocarão às 6h, 12h e 18h. Aos domingos os seis sinos de bronze serão tocados meia hora antes de cada missa - às 6h30, 8h30, 16h30 e 18h30.

 

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL