Noticias

Papa inicia o ano sob a proteção de Maria

   02/01/2014
Fonte: www.cnbb.org.br   

O papa Francisco celebrou, na manhã de ontem, a Missa solene de Maria, Mãe de Deus e do Dia Mundial da Paz, na Basílica vaticana. À tarde, visitou a basílica de Santa Maria Maior, no centro de Roma, para fazer orações diante da imagem da Mãe de Deus, o ícone da “Salus populi romani” (Salvação do povo romano). A devoção mariana do papa teve destaque no primeiro dia do ano.

 


Na homilia da missa celebrada pela manhã, Francisco falou sobre a importância das palavras da primeira leitura neste início de novo ano, recordando a súplica de bênção ensinada por Deus a Moisés para que fosse passada aos seus descendentes. “O Senhor te abençoe e te proteja. O Senhor faça brilhar sobre ti a sua face e te seja favorável. O Senhor dirija para ti o seu olhar e te conceda a paz” (Nm 6, 24-26). Para o papa, os votos de Deus realizaram-se com plenitude em uma mulher, Maria.

 


O título de mãe de Deus, definido no Concílio de Éfeso, foi lembrado como reconhecimento terno genuíno do povo de Deus, desde sempre, segundo o pontífice. Para ele, a Igreja caminha seguindo os passos de Maria no caminho da fé.

 


Na oração do Angelus, após a celebração, o papa refletiu sobre o tema do 47º Dia Mundial da Paz: Fraternidade, fundamento e caminho para a paz, e falou da mensagem baseada na “convicção de que somos todos filhos do único Pai Celeste” e que “fazemos parte da mesma família humana e partilhamos um destino comum”. A responsabilidade de atuação de cada uma para a construção de uma “verdadeira comunidade de irmãos, que se respeitam e aceitam as diversidades e cuidam uns dos outros” fez parte desta reflexão concluída com o pedido de que sejam colocadas as esperanças de paz, diálogo e reconciliação nas mãos de Maria, com confiança filial.

 

Salus populi romani

Assim como após a eleição para a sucessão de Pedro e em outras oportunidades, o papa Francisco dirigiu-se na parte da tarde à basílica de Santa Maria Maior, no Centro de Roma, para fazer orações diante do ícone de Nossa Senhora, a “Salus Populi romani”. Muitos fiéis, a maioria jovens, se encontravam na basílica no momento da visita do papa, mas todos respeitaram seus vinte minutos de recolhimento.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL