Noticias

As CEBs do Mato Grosso realizou seu 13º Encontro Regional

   22/11/2013
Fonte: http://www.cnbbo2.org.br/   

13º ENCONTRO REGIONAL DAS CEBS

 


 

JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA

“O nosso jeito de ser Igreja é o nosso jeito de viver a fé...”

 


 

Nos dias 15 a 17 de novembro, cerca de 1.200 animadores e animadoras das Comunidades Eclesiais de Base das Dioceses de Cáceres, Cuiabá, Sinop, Juina, Barra do Garças, Guiratinga, e das Prelazias de Paranatinga e São Felix do Araguaia, se reuniram em Rondonópolis para o 13º Encontro Regional das CEBs do Regional Oeste 02. O tema que guiou o encontro foi JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA, com o lema CEBS ROMEIRA NO CAMPO E NA CIDADE.

 

 

 

 

O primeiro objetivo do encontro foi reunir os animadores e animadoras para se prepararem para o 13º Intereclesial das CEBs que acontecerá na diocese do Crato, Ceará, nos dias 07 a 11 de janeiro de 2014. O regional Oeste 02 será representando por 97 delegados/as, entre, animadores, bispos, assessores e coordenadores das CEBs. O segundo pretendeu reafirmar a identidade das CEBs presentes nas comunidades, paróquias e dioceses do Regional.

 


 

O encontro começou com a celebração de abertura na qual foram acolhidos todos os participantes. Em seguida, Roberto Rossi fez a análise da conjuntura socioeconômica e política de Mato Grosso, desvelando as injustiças sociais desfigura a realidade mato-grossense. Logo depois, o padre Josivan discorreu sobre a conjuntura eclesial, enfatizando as orientações pastorais do Papa Francisco. Chamou-nos a atenção para os modelos eclesiais que configuram a Igreja do regional.

 


 

Depois da janta, os delegados/as foram acolhidos, com muito carinho, pelas famílias das paróquias da diocese de Rondonópolis.

 


 

No sábado, pela manhã, o encontro continuou com uma linda celebração enfatizando a luta do povo negro e as injustiças que afetam os pobres. Em seguida, o padre Benedito Ferraro refletiu sobre a identidade das CEBS e o tema do 13º intereclesial. Sentimo-nos encorajados a sermos “CEBs Romeiras do Reino no Campo e na Cidade”, fermento de justiça, de profecia e de esperança Pascal em favor da causa dos indígenas, das juventudes, das mulheres, das crianças, dos remanescentes de quilombos e dos sem terra.

 


 

No sábado, no período da tarde, os participantes do encontro foram divididos em sete grupos de trabalho para identificar quais lutas e atividades as CEBs estão fazendo em relação às exigências da justiça, da profecia, do protagonismo das juventudes, da promoção da vida, do compromisso missionário, da espiritualidade, da defesa da ecologia no meio rural e no meio urbano. Os grupos foram organizados conformes as seguintes temáticas: 1.CEBs e Espiritualidade Romeira; 2. CEBs no Campo e na cidade: a Defesa da ecologia; 3. CEBs e o protagonismo da juventude; 4. CEBS a Serviço da Vida; 5. CEBs e a pratica da justiça; 6. CEBs e a sua vocação profética; 7. CEBs e o compromisso missionário. No final da tarde, logo após o jantar, aconteceu a romaria luminosa das comunidades.

 


 

Os trabalhos do domingo começaram com a celebração eucarística presidida por Dom Juventino. Em seguida, Benedito Ferraro destacou alguns desafios que merecem a atenção das CEBs, de acordo com sua identidade e missão: a situação dos povos indígenas, das juventudes, das mulheres, da reforma agrária, dos remanescentes de quilombos, a defesa do meio ambiente, entre outros.

 


 

Finalmente, as dioceses se reuniram, separadamente, para escolher um compromisso a ser assumido em nível diocesano e propor a diocese que acolherá o próximo encontro regional. Em plenário, os animadores e animadoras aprovaram: 1. O 14º encontro regional das CEBs será realizado na Prelazia de São Félix do Araguaia; 2. Com a anuência de Dom Juventino, a diocese de Rondonópolis se candidata a acolher o 14º Intereclesial das CEBs, em 2017 ou 2018.

 


 

E, no final do encontro, iluminados pela Trindade, a melhor comunidade, e sob a proteção de “Maria, Mãe das Américas”, assumimos, em nível regional, os compromissos de REAFIRMAR A IDENTIDADE DAS COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE E INTENSIFICAR A MISSÃO EM FAVOR DA VIDA DO PLANETA TERRA E DA HUMANIDADE na certeza da realização do Reino tão sonhado.

 

AMÉM, AXÉ, AUERÊ, ALELUIA!

 

 

 

Maria da S. Costa Rossi

 

Coordenadora Regional das CEBs Oeste II - CNBB

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL