Noticias

Dia Nacional da Juventude será celebrado em Juruena

   24/10/2013
Fonte: Augusto Ferreira   

Por Augusto Ferreira

 

 

Já faz 28 anos que os jovens se reúnem para celebrar o seu dia. Em 1985, Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas, se estabeleceu este dia importante. É uma data que marca uma nova história para a juventude. Estava evidente que a juventude precisava mobilizar-se e construir espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade.

 

 

Todos os anos organiza-se um dia de festa para a juventude (DNJ), sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado em grupos. Este ano o tema é Juventude e Missão, e o lema: Jovem, levanta-se, seja fermento. A juventude da diocese de Juína definiu como vai ser este dia celebrativo, desde agosto, quando aconteceu em Juruena a Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude.

 

 

 

A cidade que vai acolher a juventude será Juruena, no dia 3 de novembro. A programação é intensa, mas bem dinâmica, jeito próprio dos jovens. A partir das 3h da manhã já começa a chegar os jovens vindos das diversas paróquias da diocese. Todavia, só às 5hs inicia a acolhida por parte dos juruenenses.

 

 

A parte da manhã do dia 3 está programada para muita animação e estudo, tendo início com a Santa Missa às 8h da paróquia. Serão cinco catequeses: Jovem e missão no meio popular; Jovem e missão no meio estudantil; Juventude e missão no campo; Juventude e família; Juventude e Trabalho.

 

 

No período da tarde os jovens participarão de uma caminhada, saindo da comunidade Santa Clara, até a paróquia. Durante essa caminhada haverá 5 paradas, onde os jovens farão um momento de oração, conforme a catequese que ele participou. Além disso, muita alegria, cantos e coreografias serão apresentadas durante este momento de espiritualidade e mística.

 

 

O DNJ é o principal evento da Pastoral da Juventude e acontece em todo o país. Foi pensado como um dia em mutirão, planejado antecipadamente, com a divisão de tarefas bem definida e uma boa avaliação ao final. Tempo de discussões férteis entre os grupos de todo o Brasil, na intenção de promover o protagonismo juvenil, defender a vida da juventude, anunciar sinais de vida e denunciar sinais de morte.

 

 

Os grupos de base da Pastoral da Juventude estão se preparando para este dia com estudos, oração, missão e fazendo uma ampla divulgação em suas paróquias. Muitos grupos já realizaram o Pré-DNJ com muito estudo e alegria. Agora o coração bate forte, a contagem é regressiva porque todos os jovens querem está em Juruena. São esperados mais de 500 jovens para este evento.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL