Noticias

Dom Leonardo conversa com assessores sobre a visita da presidência da CNBB ao papa Francisco

   10/10/2013
Fonte: wwww.cnbb.org.br   

O secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, falou aos assessores das Comissões Episcopais, reunidos nos dias 7 e 8 de outubro, na sede da CNBB, em Brasília, sobre a visita da presidência da CNBB ao Vaticano e às instituições internacionais que ajudam a Igreja no Brasil. 

 

 

Dom Leonardo recordou a insistência do papa com relação à formação dos presbíteros e dos leigos. Ressaltou que outra preocupação do pontífice se refere à presença da Igreja na Amazônia. Segundo o bispo, o papa disse que a Igreja precisa permanecer presente na região. 

 

 

Conforme o secretário geral, ainda no encontro com Francisco, a presidência da CNBB o convidou para as comemorações dos 80 anos do Pio Brasileiro, em abril do próximo ano. O Colégio acolhe padres diocesanos brasileiros para estudo de pós-graduação na Itália.

 

 

Sobre às instituições que ajudam a Igreja no Brasil, como a Adveniat, Misereor, Kirche in Not, entre outras, dom Leonardo explicou que foi realizada uma visita de trabalho, de debate e decisões. O bispo afirmou que há o desejo recíproco de continuar com essa relação de apoio.

 

 

Encontro do GA

Na reunião do Grupo de Assessores (GA), houve um momento de estudo dedicado à Constituição Dogmática Sacrosanctum Concilium. Nas demais sessões do encontro, o grupo fez uma análise dos planos diocesanos dos regionais da CNBB. “É nossa contribuição para a avaliação das novas diretrizes”, explicou o subsecretário de pastoral, padre Chico Wloch.

 

 

A metodologia de análise dos planos diocesanos seguiu critérios baseados na apresentação da realidade local, dos desafios para a missão, das cinco urgências pastoral das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja (DGAE), dos objetivos de acordo com os da DGAE. Foram analisados, ainda, os programas e projetos, ou seja, o plano operacional e as exigências estratégicas, com base no diálogo, anúncio, serviço e testemunho.

 

 

As observações serão contempladas em 2014, na reunião ampliada do Conselho Episcopal Pastoral, durante a qual haverá um seminário especial sobre as DGAE.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL