Noticias

Faleceu Dom Irineu Scherer, bispo de Joinville

   02/07/2016
Fonte: Zero Hora e Pascom Catedral   

"Um infarto fulminante matou o bispo de Joinville dom Irineu Roque Scherer, de 66 anos. O corpo foi encontrado no final da manhã deste sábado na morada do bispo, na rua Florianópolis, na zona Sul da cidade. O velório de dom Irineu será realizado no domingo, a partir das 8 horas, na Catedral de Joinville. Às 15 horas, ocorrerá a missa de corpo presente, que será celebrada pelo primo de dom Irineu, Odilo Scherer. O bispo será sepultado na cripta da Catedral.


Uma funcionária notou a demora do bispo para descer para o café da manhã e pediu para que o padre Ivam Macieski fosse verificar a situação. Como dom Irineu não atendia aos chamados, um chaveiro precisou ser acionado para arrombar a porta.


O bispo visitou familiares no Paraná durante a sexta-feira e iria para Curitiba no sábado, mas cancelou a viagem na véspera.


Irineu era bispo de Joinville há nove anos.

 

A cerimônia deve começar no final da tarde deste sábado na Catedral, mas a Diocese ainda está organizando os detalhes da despedida.



Nascido em Cerro Largo (RS), em 15 de dezembro de 1950, dom Irineu Roque Scherer sentiu o chamado para a vocação ainda na infância, quando servia como coroinha em sua paróquia. Aos 13 anos, ingressou no Seminário Diocesano São José, em Toledo.Em 1978 recebeu a ordenação sacerdotal. O chamado ao episcopado veio em 1998. No mesmo ano tomou posse como bispo de Garanhuns (PE), onde permaneceu até 2007, quando foi nomeado bispo da Diocese de Joinville."

 

Dom Irineu visitou duas vezes a diocese de Juína. Organizou, juntamente com Dom Neri, o Projeto de Igrejas-irmãs entre Juina e Joinville, enviando padres e seminaristas em missão à Diocese de Juína, desde o início de 2015.

Deus lhe dê o descanso eterno! Nossa solidariedade aos padres e seminaristas de Joinville que estão em missão em nossa diocese e a todo o povo e clero da Diocese de Joinville.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2017
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL