ENCONTRO DE LITURGIA E CANTO PASTORAL
Queridos ministros da liturgia e do canto,
Caminhando com a Igreja e como Igreja, temos este ano muitos motivos para nos encontrar e alegrar, cantar e celebrar o Senhor, buscando formação litúrgico-musical, aprimorando nossos conhecimentos, para melhor servir os irmãos e a comunidade:
- É o Ano do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, assim proclamado pelo nosso Papa Francisco (8 de dezembro de 2015 a 20 de novembro de 2016). Com Jesus Cristo, o rosto da misericórdia do Pai, queremos aprender a ser misericordiosos como o Pai... misericordiosos como Jesus...
- Cantaremos a alegria do Evangelho com as crianças e jovens – os cantos compostos para celebrar a Eucaristia nos ajudarão a louvar o Senhor, pela criação e redenção, como fez Francisco.
- A Campanha da Fraternidade deste ano, ecumênica, coordenada pelo CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, tem por tema: Casa comum, nossa responsabilidade. O lema é baseado em Amós 5,24: Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.
- É também o ano de preparação para a festa dos 300 anos de Aparecida, em 2017, com muitos eventos.
- Acontece ainda o Congresso Eucarístico Nacional, em Belém do Pará, de 15 a 21 de agosto, com o tema: Eucaristia e Partilha na Amazônia Missionária.
- Em Cracóvia, Polônia, entre 25 e 31 de julho, os jovens do mundo inteiro se encontram com o papa Francisco, na Jornada Mundial da Juventude, com o lema Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia (Mt 5,7).
- A formação litúrgica nos fará melhor compreender e conduzir as crianças e adolescentes para a liturgia da comunidade, com dois artigos sobre o tema. Ainda o artigo Cantando a uma só voz, do Frei Joaquim Fonseca, nos ajudará a agir e cantar comunitariamente, em sintonia com o Espírito Santo. Um pouco de Técnica Vocal é sempre bem-vinda, preparando e afinando nossas vozes.
- São cerca de 60 cantos variados, a serviço da liturgia, da catequese, da vivência religiosa e celebrativa nas nossas comunidades.
Portanto, sejamos todos bem-vindos, no abraço de Paz e Bem!
Ir. Miria T. Kolling
www.irmamiria.com.br