Noticias

3º Encontro Regional da Pastoral da Juventude

   22/07/2015
Fonte: PJ Oeste 2   

No poço da Samaria bebemos a mística da esperança em uma sociedade justa e fraterna: fazendo memória da Pastoral da Juventude.”

Durante os dias 18 e 19 de Julho, a Diocese de Diamantino foi o poço do III Encontro da Pastoral da Juventude Oeste 2. Aproximadamente 100 jovens de todo o regional estiveram presentes, fazendo memória da PJ e trazendo consigo inúmeras sedes. No ano de 2013 foi realizado o primeiro na Diocese de Juína e em 2014 foi em Sinop.

Escolhida a Samaria como lugar teológico, fizemos a experiência do encontro entre Jesus e a Samaritana. Na Samaria vários paradigmas e preconceitos são quebrados e a Samaritana tem um encontro pessoal com Jesus, a ela é revelado que Jesus é o Mestre que há de vir.

Graça Figueiredo do Cajueiro centro de formação e pesquisa de juventude, foi quem assessorou de maneira dinâmica e extraordinária o Encontro, levando aos jovens a se encontrarem nesse lugar teológico e também pedirem a Jesus essa Água Viva escondida dos grandes e revelada aos pequenos. Trazendo consigo os conflitos atuais e as bandeiras de lutas da PJ, como a Campanha contra violência e extermínio de jovens, contra a redução da maioridade penal e tantos outras. Graça trás a opção da Pastoral da Juventude pelos jovens empobrecidos, que se encontram às margens da sociedade. Ela ainda fala dos atuais padrões estéticos e de comportamento que acabam matando em vida muitos jovens, ela ainda diz: “Prender meu cabelo é prender minha alma” em relação aos padrões estabelecidos de beleza.

O encontro contou com a presença de Dom Vilar, bispo referencial da juventude do regional Oeste 2 e membro da Comissão Episcopal Pastoral para Juventude CNBB e do Bispo de Diamantino Dom Vital, Pe Wender assessor da Pastoral Juvenil O2. Das dioceses de Sinop, Juína, Cáceres, Barra dos Graças, Cuiabá, Prelazia de São Félix e Diocese de Diamantino. Teve também uma carta cheia de ternura da nossa Secretária Nacional da PJ.

O Encontro contou com muita música, dinâmicas, encontros, partilhas. Sendo marcante a Romaria dos Mártires que fez de maneira especial memória do Mártir Pe. João Bosco Burnier, sepultado no cemitério do Seminário Menor de Diamantino onde ocorreu o Encontro, sua morte foi em favor da vida do empobrecido. A noite do sábado foi abrilhantada com inúmeras apresentações culturais preparadas pelos jovens trazendo presente a Cultura Matogrossense com suas danças, músicas, poesias, teatros e etc.

Obrigada a todos os jovens presentes, à Cáritas nacional que apoiou o projeto, obrigada a equipe de Coordenação Regional da PJ. O encontro foi maravilhoso graças ao empenho e dedicação de cada um.

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL