Noticias

Congresso da Pastoral da Juventude reúne cerca de 350 jovens em Juruena

   28/04/2015
Fonte: www.dnnoticias.com.br   
   O I Congresso da Pastora da Juventude da Diocese de Juína, ocorrido nos dias 25 e 26 de abril de 2015, foi um evento marcando por reflexão, oração e muita descontração entre os congressistas. A cidade de Juruena, a 160km de Juína, foi a nossa Betânia. Com uma acolhida calorosa os jovens se sentiram em casa. Alias, entre pejoteiro não há estrangeiro. Todos são irmanados pela força transformadora, que vem de dentro e contagia todos que se deixam ser transformados pela força maior, o próprio Cristo.

   Com muito entusiasmo fomos acolhidos pelo Padre Joe, pároco de Juruena, e pela assessora paroquial, Bernadete. Iniciamos a congresso com a oração do Ofício Divino e em seguida a calorosa acolhida das paróquias.

   O congresso foi conduzido pelos assessores Nelson Filho e Mário Márcio, ambos vieram de Cuiabá, enfrentando 18h de viagem, mas felizes por poderem colaborar nesse evento. Para Nelson Filho, a multidão de jovens impressionou muito, a ponto de ressaltar: “a Diocese de Juína, no Regional O2, é uma das que mais está organizada a PJ”. Para Mário Márcio assessorar o encontro foi gratificante: “a gente percebe que os jovens entraram na dinâmica do Congresso, participaram bem”. Ambos destacaram que o congresso é um impulso forte na consolidação e identidade para a Pastoral da Juventude.

   Durante o encontro não faltou apoio e incentivo, mesmo dos que estavam longe. O Bispo dom Neri, não pode está presente, mas enviou uma mensagem frisando que os Jovens estão em seu coração: “Faço votos de que seja um encontro maior ainda no cuidado com esta gente tão querida do meu coração: os jovens”, enfatizou.

   A nossa querida secretária Nacional, Aline Ogliari, também enviou os cumprimentos, se unindo a todos os congressistas. Sua mensagem é de que cada jovem prossiga o congresso, contando a História: “Deixem tudo registrado na memória. Tudo o que nos toca o coração. Que seja eternizado e amado ao repassarem adiante e não deixem que nada se perca no tempo. Ressoem! Contem a História”, motivou.

   O padre Hilário Dick, S.J., lembrou dos jovens da diocese de Juína, fazendo 4 recomendações. O que encheu nossos olhos de lágrimas. Foram elas:

* Nós somos o que é a nossa proposta de vida. Vão descobrindo e aprofundando sempre mais a proposta da Pastoral da Juventude;

* Nunca se esqueçam que não existe Pastoral da Juventude sem grupo. O grupo é o lugar da felicidade;

Como Pastoral da Juventude acreditamos que a organização é fundamental; com ela se constrói o protagonismo. Caprichem;

*  O Cristão pejoteiro(a) que não tiver uma mística forte, uma espiritualidade com pé no chão, não é o que Deus sonhou.

 
 
 
   
   O Congresso foi de tirar lágrimas, foi de aprofundar nossa caminha. De tecer sonhos e recordar a vida. O coordenador diocesano, Wagner Caliari, diz: “A coordenação diocesana fica feliz com a concretização desse congresso. O Trabalho foi muito, mas a resposta está aqui, vendo a participação desses 350 jovens, vindos das paróquias de nossa diocese. Feliz também, por receber as mensagens do nosso Bispo, da secretária Nacional e do Pe. Hilário, estamos todos irmanados pela força que nos move na missão:  Jesus de Nazaré”.

Por: Pe. Augusto Ferreira, assessor diocesano da PJ
 
Fotos: Nilson Cesar/DN Notícias
 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL