Noticias

Desafios da Saúde Pública em Mato Grosso é tema do 2º Fórum Municípios e Soluções do TCE-MT que começa dia 26

   23/11/2014
Fonte: www.24horasnews.com.br   

   Os desafios do Sistema Público de Saúde serão discutidos no “II Fórum Municípios e Soluções: Diagnósticos e Desafios do Sistema Público de Saúde em MT”, que será realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso

 

 

   Os desafios do Sistema Público de Saúde serão discutidos no “II Fórum Municípios e Soluções: Diagnósticos e Desafios do Sistema Público de Saúde em MT”, que será realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso. Durante dois dias de programação, 26 e 27 de novembro, os participantes poderão assistir a 19 palestras em cinco painéis temáticos com especialistas, representantes de conselhos de profissionais da saúde e gestores com experiência bem sucedida. O evento ocorrerá no Hotel Fazenda Mato Grosso.

 

   Em cada painel serão apresentados alguns apontados de diagnósticos realizados pelo TCE-MT durante as auditorias especiais nas políticas e gestões de saúde pública. Em 2014 estão em execução três auditorias especiais que subsidiam os diagnósticos nas áreas de: Regulação Assistencial, Assistência Farmacêutica e Atenção Básica. O trabalho é desenvolvido pela Secretaria de Auditorias Especiais que está visitando 31 Unidades Básicas de Saúde de 12 municípios do Estado com o objetivo de verificar os principais fatores que influenciam nos indicadores sociais de políticas públicas.  

 

   A metodologia para coleta de informações consiste nas observações das unidades quanto ao funcionamento e atendimento, no exame da infraestrutura física e em entrevistas estruturadas ao secretário Estadual de Saúde/Gestor Estadual da Atenção Básica, membros das equipes de monitoramento e avaliação da Secretaria Estadual, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, membros do Conselho Estadual de Saúde e dos Conselhos Municipais de Saúde.

 

    Para contribuir com o debate e auxiliar na construção de possíveis soluções para as principais dificuldades enfrentadas na gestão da saúde pública em Mato Grosso, o II Fórum Municípios e Soluções: Diagnósticos e Desafios do Sistema Público de Saúde em MT traz representantes de instituições com experiências bem sucedidas. Entre os cases de sucesso, será apresentado o caso da Secretaria de Estado de São Paulo que, por meio da assistente técnica Paula Sue Facundo de Siqueira, apresentará o sistema informatizado que possibilita o controle das demandas judiciais estaduais em SP.

 

   Os painéis serão compostos por palestrantes capacitados a debater os temas propostos. Ao todo são cinco painéis temáticos: A judicialização do direito à saúde e os novos desafios da gestão pública; Políticas da Atenção Básica; Complementação dos serviços públicos de Saúde por OS e OSCIP; Regulação assistencial dos serviços de saúde; Assistência Farmacêutica. 

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL