Noticias

Operação Só Ria forma turma para alegrar os hospitalizados

   23/11/2014
Fonte: www.hipernoticias.com.br   

ELIANA BESS 

 

   Bom humor é o tratamento mais eficaz para qualquer doença. O grupo 'Operação Sorria', na estrada desde 2010, já capacitou cerca de 100 pessoas para trabalhar nos hospitais, levando alegria aos que mais necessitam. Neste sábado (22), o grupo formou a sexta turma, que ,além dos certificados, recebeu também os jalecos e narizes de palhaço que serão usados no trabalho. A cerimônia de formação aconteceu no Auditório Otaviano Costa, do Hospital do Câncer, em Cuiabá.

 



   O Operação Só Ria consiste em levar a arte, a graça e o riso às crianças e jovens hospitalizados. Para entrar no clima, eles se vestem como médicos palhaços, e, de forma descontraída, divertem aqueles que se encontram fragilizados por conta do tratamento. Tudo com o aval dos pacientes.

 

 

   Uma experiência que vai além do profissionalismo, e libera o paciente para viver o momento. “Nós interagimos de diversas formas: cantamos, pintamos, fazemos mágica, esculturas de balões, contação de histórias e muitas brincadeiras”, explicou Thainá de Carvalho, que divide a liderança do grupo com o marido, e idealizador do projeto, Aluízio de Carvalho Júnior.

 



   “A receptividade... é difícil de explicar, é maravilhosa. A gente acaba criando um elo de amizade, porque vai uma semana, na outra e eles continuam lá, porque para muitos o tratamento é longo. Então, vamos nos acostumando com eles, nos emocionando com as histórias de vida de cada um, e muitas vezes acaba sendo difícil porque também envolve perdas. Às vezes perdemos o paciente”, relatou Thainá, emotiva, pois, durante a semana, teve a notícia que uma das crianças internadas no Hospital do Câncer teve sua situação agravada.

 



   Apesar do trabalho ser diferente e despertar o interesse das pessoas, não são todos que permanecem. Dos primeiros 75 membros, apenas 20 são integrantes fixos. São eles que se revezam nas ações de voluntariado.

 Vestidos como médicos palhaços, oluntários levam música, pintura, histórias e brincadeiras às crianças e jovens hospitalizados


   O Operação Só Ria atua em três hospitais de Cuiabá, nas tardes de quarta, quinta, sábado e domingo. Os hospitais visitados são a Santa Casa, o Santa Helena e o Hospital do Câncer. Com a chegada dos novos integrantes, a ideia é expandir a iniciativa para mais um hospital, que ainda será definido.

 



   “Geralmente as pessoas tem interesse, mas com o tempo acabam não tendo disposição para ir todas as semanas. Tem que ter dedicação, porque não é fácil, tem que largar tudo depois de uma semana de trabalho. Além disso, é um trabalho voluntário. Só permanecem os que tem paixão, que sentem no coração”, definiu Thainá.

 



A INICIATIVA
   Desejo no coração foi o que sentiu Aluízio Afonso de Carvalho, o idealizador da iniciativa, quando retornou de Belo Horizonte (MG), depois de participar de um congresso denominado “Terra dos Palhaços”, voltado para atores, em 2009.

 

   Ele chegou disposto a treinar uma turma para desenvolver o Projeto Só Ria. E daí não parou mais. Um ano depois, em 2010, formou a primeira equipe e a cada ano forma uma nova turma, sempre na persistência de aumentar o número de integrantes fixos. A única exigência para integrar a equipe é ser maior de idade. Atualmente existem entre os capacitados, integrantes de até 45 anos.

 



   “O curso tem durabilidade de aproximadamente três meses, mas sempre estamos nos capacitando com a troca de experiências com outros grupos. Todos os anos trazemos grupos de fora para fazer essa reciclagem. No ano passado, foi o Doutores da Alegria, de São Paulo. E até o fim deste ano virá também outro grupo de São Paulo, para ministrar uma capacitação”, explicou.

 



   Como se trata de uma iniciativa sem fins lucrativos, o Operação Só Ria conta com as contribuições de parceiros. No momento, tem apenas um fixo, que é o Studio Play, que disponibiliza o som e a iluminação para o trabalho. Os interessados em participar ou colaborar com o grupo podem ligar no telefone 8111-5101 e falar com a Thainá.



 

 

 

 

 

 

 

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL