Congregações Religiosas

JUÍNA M5: PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO:

IRMÃS DA DIVINA VONTADE

 

   A congregação foi fundada pela madre Caetana Sterni em 20 de agosto de 1865, em Bassano del Grappa, Itália.  A congregação chegou na Diocese em  2002. Há três irmãs da congregação na Diocese de Juína, e a congregação está distribuída no Estado do Mato Grosso em três cidades: Juína, Guiratinga e Rosário do oeste. Além de possuirem comunidades religiosas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará. E distribuída em vários países.

   O carisma da congregação é "fazer a vontade de Deus como Jesus servo obediente à vontade do Pai à maneira de Gaetana que colocou sua vida a serviço dos mais pobres testemunhando o amor de Deus para com todos os seu filhos”.

   A casa madre está em Bassano del Grappa, na Itália, e a Casa Regional no Brasil está                situada em Guarulhos (SP).  Na paróquia Santo Agostinho atuam na coordenação da Caritas, nos grupos de reflexões, visitas às famílias e presença nas pastorais da Paróquia Santo Agostinho.

  

Endereço para contato:

Irmãs da Divina Vontade

Rua Faxinal, 49, Módulo 5 (Comunidade Santa Luzia)

Juina MT – CEP. 78320-000

Fone:(66) 3566-1593

 


JUÍNA: MOSTEIRO SÃO FRANCISCO E SANTA CLARA:

 IRMÃS CLARISSA CAPUCHINHAS

   

As Irmãs Clarissas Capuchinhas formam uma congregação religiosa de vida contemplativa. A congregação foi fundada na Itália, no século XIII, por São Francisco de Assis e Santa Clara.

Juntas se responsabilizam pela qualidade de vida espiritual e da sua inserção na Igreja e na sociedade dos nossos tempos através do silêncio, da Adoração Eucarística e das orações contínuas.

Além disso, o carisma da congregação é imitar os passos de São Francisco e Santa Clara, implorado constantemente nas orações abundância de graças para todo o povo de Deus.  

A comunidade mantém o silêncio que favorece a intimidade na oração com Deus. Fazemos Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento, valorizam e trabalham para o serviço do culto religioso, confeccionam vestes litúrgicas, confeccionam partículas para a Santa Missa, velas e Círios, vivem da vida fraterna e realizam todo tipo de trabalho que serve para o bem da comunidade.

A congregação chegou na Diocese de Juína no dia 04 de outubro de 2002 e está situada em Juína próxima à comunidade Santo André. A comunidade das irmãs possue seis irmãs: 5 Mexicanas e 1 Brasileira. E está distribuída entre vários outros países.  A província da congregação está localizada no México.

 

Endereço para contato:

Irmãs Clarissas Capuchinhas

Av. Juína S/N- Módulo 4

E-mail: claricap@juinaonline.com.br

CEP:78 320-000 Juína MT    Fone: (66) 3566-4649

 


JUINA: FILHAS DA CARIDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO

 

São consideradas as Filhas da Caridade, servas dos pobres. A congregação nasceu em 29 de novembre de 1633, em Paris, França, em resposta aos apelos de Deus face à situação de grande miséria material e espiritual. Os fundadores da congregação foram São Vicente de Paulo e Santa Luiza de Marilac.

O carisma da congregação é contemplar Cristo Servo, fiel ao Pai, serví-lo nos pobres, famintos e marginalizados. Em Juína vivem na comunidade São Francisco no bairro Palmiteira. Auxiliam a comunidade local e o oratório com o cuidado das crianças. Mas atuam em creches, escolas, hospitais, casa de idosos, nas obras sociais com crianças, nas pastorais e serviços na Igreja.

 

Endereço para contato:

Irmãs Filhas da Caridade

Cx Postal 45 – CEP: 78320-000

Juina – MT

Fone: (66) 3566- 3235

 


JUÍNA:  IRMÃS DA PURIFICAÇÃO DE MARIA SANTÍSSIMA

  

A congregação foi fundada por Madre Ângela Maria Sord, em 18 de dezembro de 1666 na Itália.A congregação chegou na Diocese dia 18 de janeiro de 2014. Por enquanto há só uma irmã na diocese.

   E estão distribuídas nos estados: Ceará, Amapá, Rio Grande do Norte e Mato Grosso. O carisma da congregação é "ser vida em oferta".  A congregação tem sua província em Savona, Itália. Trabalham na educação do jovem e na parte espiritual. Atualmente estão presentes no Colégio São Gonçalo de Juína.

 

Endereço para contato:

Irmãs da Purificação

Curia diocesana

Rua Dom Franco Dalla Valle, 187

Fone: (66) 3566-2928

 


COLNIZA: PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA:

 IRMÃS DA FRATERNIDADE ESPERANÇA    

 

   A congregação foi fundada em 1978, em Florianópolis. por um grupo de religiosas que eram da congregação da “Divina Providência”. A congregação está na diocese desde o seu início (1998). A primeira casa foi fundada em Aripuanã e a outra em Colniza. São cinco irmãs na diocese, duas em Colniza e três em Aripuanã.

   A congregação está distribuída entre os estados de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Mato Grosso. E em países como Bolívia e Nicarágua.

     A Fraternidade Esperança assume a espiritualidade do êxodo, no deserto. “Caminhamos em busca do Deus vivo e libertador que escuta o grito do pobre”. Ela são convocadas a viver em meio ao povo oprimido, escutando o seu clamor, percebendo o sopro do espírito que nos sustenta na missão.

    Nas paróquias elas atuam na Pastoral da saúde, Pastoral da Criança e na Pastoral da Pessoa Idosa, liturgia e no Posto de saúde municipal

 

Endereço para contato:

 

 

Fraternidade Esperança

Rua das palmeiras, 278

Colniza -MT

Fone: (66) 3571-1256

 

Fraternidade Esperança

Rua Pe. Ezequiel Ramin, 261

CEP. 78325-000 – Aripuanã –MT

Fone: (66) 3565-1590

 

 


CONSELVAN: COMUNIDADE SÃO SEBASTIÃO:

IRMÃS DE SÃO JOSÉ DE CHAMBÈRRY

 

   A congregação foi fundada por um padre jesuíta que sentiu esta necessidade após ter visto muitas moças solteiras e viúvas na região. A congregação só foi reconhecida em 1650, através de João Pierre Medaillee, na cidade de Puy na França.

   A congregação de São José chegou na Diocese de Juína em dezembro de 2003. Atualemte as irmãs de São José que se encontram na Diocese são: Virgínea Bonnalunel, Leonisse Araud e Nair Stella Lovatel. A congregação está distribuída nos estados de Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí, Bahia, Maranhão e norte da Amazônia. A província está localizada em Caxias do Sul (RS).  E o carisma da congregação é a "comunhão à luz da Eucarístia na encarnação".

   Na Comunidade de São Sebastião, em Conselvan, as irmãs atuam na área da Pastoral da Saúde, Pastoral da Criança, Pastoral da Catequese, Pastoral da Juventude, Pastoral da pessoa idosa e na liturgia.

 

Endereço para contato:

Irmãs de São José

Rua Cerejeiras (ao lado da Igreja católica em Conselvan distrito de Aripuanã).

Fone:(66) 3603-1097

 


COTRIGUAÇU: PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA:

IRMÃS CATEQUISTAS FRANCISCANAS

 

   A congregação da Irmãs Catequistas Franciscanas nasceu em Rodeio (SC), em 14 de janeiro de 1915. O pároco Frei Policarpo percebeu que faltavam professoras e catequistas para educar na fé e na cidadania a criançada da roça e as da cidade. Partilhou sua preocupação com os outros freis, com as irmãs da Divina Providência e lançou o apelo às jovens que pertenciam a primeira ordem de São Francisco e a Pia União das Filhas de Maria.

    Em 1913, a jovem Amábile Avosani teve coragem de sair da casa dos pais e iniciar a missão. No ano seguinte sua irmã Maria Avosani e a prima Luduina Venturi seguiram seu exemplo.

       Com muita simplicidade, moravam com as famílias, ensinavam as crianças e animavam a comunidade.

        Muitas outras jovens vieram e seguiram o exemplo bonito das três primas. O grupo cresceu sempre contando com ajuda de muitas pessoas. Aos poucos foi se organizando e tornou-se o que é hoje é a congregação das irmãs catequistas franciscanas.

O carisma das irmãs é seguir Jesus Cristo, inspiradas em Francisco e Clara de Assis. Vivem em pequenas fraternidades em meio do povo, assumindo o serviço da vida, na catequese, na educação de crianças, jovens e adultos, nos grupos de reflexão, liturgia e na visita às famílias e comunidades rurais. Hoje a congregação está presente em 22 Estados do Brasil e em muitos outros países.

 

Endereço para contato:

Irmãs Catequistas franciscanas

Caixa Postal, 53

Cotriguaçu – MT

Fone: (66) 3555-1179

 


GUARIBA: IRMÃS DO DIVINO SALVADOR (CONHECIDAS COMO SALVATORIANAS)

  

A congregação foi fundada pelo padre João Batista Jordão e Maria dos Apóstolos. É dividida entre padres e irmãs. Em 1881 foi fundada a congregação dos padres, e a das irmãs foi em 1888, em Trípoli, na Itália. Os fundadores são alemães. Eles fundaram a congregação na Itália porque na época o governo alemão não aceitava que ela fosse lá fundada.  

   A congregação chegou na Diocese de Juína em 28 de abril de 2006. A congregação tem três irmãs na Diocese. A congregação está presente em Mato Grosso e também em outros Estados como: São Paulo e Santa Catarina; e em vários países distribuídos pelos cinco continentes.

   O carisma da congregação assume o trabalho inspirado pelo Espírito Santo. A congregação tem duas províncias, uma está em Santa Barbara (SP) e a outra está em Santa Catarina (SC). E atuam na paróquia Senhor Bom Jesus em todas as pastorias e movimentos da Igreja.

 

Endereço para contato:

Irmãs do Divino Salvador

Guariba, Colniza. CEP:78335-000

Fone: (66) 3599-1108

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2017
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL