Artigos
A família e o dialogo



                                                                

      O segredo para o entendimento e superação do desentendimento é o dialogo. Para dialogar necessitamos de um ambiente acolhedor, que permita olharmo-nos nos olhos e de nos escutarmos com calma. Este ambiente é a família.

      Os modos de dialogar são diversos e depende também do caráter das pessoas. Para dialogar é necessário que tenhamos primeiro algo a dizer, que não seja somente palavra vazia, ordem e pedido a serem expressos, para o dialogo também são necessárias duas ou mais pessoas e quando aparecer uma dificuldade faz-se necessário que um dos membros da família recomece, com coragem e humildade.

        Quando um coração ama, temos muitas coisas para dizer. Para dialogar não ha necessidade de pronunciar, com a boca, tantas palavras, basta um gesto significativo para dizer muito mais do que tantas palavras, é suficiente um olhar, também o silencio pode ser muito eloqüente para dizer o que se sente dentro. 

         O dialogo é a fonte que alimenta da vida de uma família, enquanto que o silencio vazio é o cemitério do amor. A alegria é profunda e belíssima quando se dialoga com amor. Quando na família se abre espaço para o dialogo e se sabe dialogar está garantido o crescimento da afeição e do amor.

         Quais os momentos em que nos encontramos para falarmos de nos menos uns aos outros, de escutarmos o outro? Dar tempo para o encontro é, portanto abrir espaço para ouvir e sugerir ao outro o que acredito que seja bom.

         O mundo precisa de interlocutores, pessoas que saibam escutar, mas também pessoas que saibam falar. Escutar sem preconceitos, falar o que o outro precisa ouvir e não somente o que quero dizer. Se soubermos dialogar entre nós em família, saberemos dialogar com Deus. Desejo de coração que todos consigam encontrar no dialogo a chave para um encontro frutuoso na família e com Deus.

 

 

autor: Pe. Luis Molento

 Catedral Sagrado Coração de Jesus, Todos os Direitos Reservados. Copyright 2018
Desenvolvido por: NIVELDIGITAL